Blog

Programa Preventivo promove melhor qualidade de vida para seu pet

Pensando na saúde dos pets e na tranquilidade dos tutores, o Hospital Veterinário Taquaral está criando o “PROGRAMA MAIS SAÚDE”. Primeira organização de saúde animal da cidade de Campinas a instituir o conceito de prevenção como base para melhor qualidade de vida dos pets.

Cultura de Prevenção

Prevenir sempre será melhor do remediar já diz o ditado. A filosofia funciona para nós, seres humanos, e vale, também, para nossos queridos pets.

Se hoje temos tantos recursos para atuar preventivamente nos cuidados com a saúde, ganhando qualidade de vida e longevidade, nossos animais de companhia também podem usufruir destes benefícios, vivendo mais saudáveis e por bem mais tempo ao nosso lado.

Graças aos avanços da medicina veterinária e aos maiores cuidados que podemos prover, a expectativa de vida deles quase dobrou nas últimas décadas:  cães de pequeno porte alcançam até 18 anos, em média. Há cerca de 30 anos, a média era de 10 anos apenas.

Os gatos também ganharam longevidade. Infelizmente, nunca terão sete vidas, mas, não raro, podem chegar aos 20 anos.

Para mantê-los saudáveis, ativos e felizes tão importante quanto prover uma alimentação de qualidade, vacinação anual, cuidados com higiene e atividade física, é preciso pensar preventivamente e incluir nos cuidados a realização periódica de um check up com o veterinário.

Estágio inicial

Costumamos dizer de nossos animais de estimação “só falta falar”, tamanha a interação que desenvolvemos com eles. Exatamente por não terem a possibilidade de comunicação direta, não podemos identificar muitos dos sinais de desconfortos deles, como dores e um mal estar, tampouco eles podem reclamar.

Além disso, algumas doenças são realmente silenciosas e somente uma avaliação especializada será capaz de detectar em estágio inicial. Descobrir ou antecipar a possibilidade de agravamento de uma condição clínica é sempre benéfico e pode evitar complicações de quadros tratáveis, se detectados em estágio inicial. Em muitos casos, é a diferença que salvará a vida do seu pet.

Evitando sofrimento

A descoberta precoce permite um tratamento mais eficaz e minimiza ou mesmo evita dor e sofrimento dos animais, aumentando consideravelmente a chance de cura. Também pode reduzir os custos do tratamento de enfermidades que, muitas vezes, são bastante dispendiosos.

Quando adotada uma postura preventiva, os tutores podem dormir tranquilos, pois sabem que a saúde do seu grande amigo está sendo acompanhada com atenção. Passar muito tempo sem uma visita o veterinário, por outro lado, pode trazer surpresas desagradáveis, causar muito sofrimento e custar bem mais caro.  

Entenda como o check-up preventivo ajuda na saúde de seu pet e de seu bolso

 

 

Share this post